Automação Indústrial (mecânica)

Automação industrial
Um profissional que atua na área de automação Industrial fol contratado para automatizar um forno industrial utilizando um Controlador Lógico Programável (PLC) e termopares.

As características do Forno são:

Aplicação: Fusão de Metais não Ferrosos;

Temperatura de Operação Média: +900 °C

• Número de pontos de medição (entradas analógicas): 4

• Número saídas do CLP: 3

A figura abaixo mostra a característica (Temperatura x Tensão) dos termopares que poderão ser utilizados

empresa que irá contratar o serviço solicitou uma consultoria com um engenheiro especialista na qual você fol contratado. Baseado nas Informações apresentadas, descreva e justifique corretamente:

a) Baseado nas tabelas apresentadas, quais modelos de CLP e de Termopares não são possívels aplicar no projeto? Justifique corretamente sua decisão.

b) Considerando que seja admitido um erro de até 1% nas lelturas dos termopares e que os CLP diferem apenas quanto ao número de entradas e saídas, determine qual o menor custo indicando uma configuração válida a ser Implantada nesse sistema. Apresente o resultado justificando corretamente sua decisão.

c) O cliente propôs um requisito de que o sistema deverá, na Temperatura de Operação Média, ter um erro limite de +/ 2,25°C. Baseado nessa premissa, defina qual a melhor configuração mantendo o menor custo. Apresente o resultado justificando corretamente sua decisão.

d) Para finalizar a consultoria, o cliente ao final de uma reunião exclama que continuadamente está implantando o concelto de automação e justifica o caso do forno e sua Instalação e pede que você comente sobre este fato. Diante deste contexto e descrevendo corretamente, qual é a definição para o conceito que chamamos de “automação”?

QUESTÃO 02:

Um sistema de controle Industrial de produção de água sanitária é apresentado na figura. Sistema de controle Industrial de produção de água sanitária:

Água

Reator

Misturador

Envase

NaOH 50%

NaOH diluido

Água sanitária (NaOCI)

FRANCI, C. M. Controle de Processos Industriais: Princípios e Aplicações. Editora Érica, 2011.

Considere que esse sistema possui a seguinte instrumentação:

  • Sensor nivel de NaOH diluído (NNaOH)

  • Sensor de concentração de NaOH (CNaOH)

  • Sensor de vazão de NaOH (VNaOH)

Sensor de nivel de água sanitária (NAS)

Sensor de nível de água sanitária (NAS)

Um engenheiro na área de automação industrial fol contratado para implementar uma lógica de um sistema de segurança com um controlador lógico programável (CLP). O sistema de segurança deve soar um alarme (AL) nas seguintes condições:

  • Nivel de NaOH diluído (NNaOH) e concentração de NaOH (CNaOH) baixas. - Vazão de NaOH (VNaOH) e nível de água sanitária (NAS) baixos.

  • Concentração de NaOH (CNaOH), nível de NaOH diluído (NNaOH), vazão de NaOH (VNaOH) e nível de água sanitária (NAS) altos.

Considerando que você fol designado como profissional habilitado para atuar neste projeto, Indique e desenvolva corretamente:

a) O diagrama de contato para a lógica do alarme.

b) Considerando a relação de custo, para se obter uma Instalação com menor valor, para este tipo de sistema qual a característica da saída do sensor escolhido: Discreto ou Contínuo? Justifique corretamente.

c) Considerando um controlador genérico, qual o tipo e quantas entradas e saídas são necessárlas?

d) Considerando os conceltos de automação e a pirâmide da automação, em que nível está o processo apresentado com o

sistema de controle da linha de envaze? Justifique corretamente.

e) Como você classificarla esse tipo de automação quanto aos três tipos existentes? Justifique corretamente e apresente sua vantagem.