As tres leis de Newton

) Avalie as seguintes afirmações sobre os três princípios da dinâmica newtoniana:
I. Quando estamos em pé em um ônibus e este freia, com base em um referencial externo ao veículo, nossos corpos são puxados para frente devido à força de inércia.
II. Ao compararmos dois corpos com diferentes massas que recebem a mesma força resultante, o de maior massa terá a menor aceleração.
III. A força de reação é igual em módulo e direção que a força de ação, mas possui sentido oposto. Neste sentido, Peso e Normal compõem um par de ação e reação.

Olá!

I. Não estou 100% certo sobre essa aqui, mas acho que é falsa.
A inércia é a tendência dos corpos de permanecer em movimento uniforme ou em repouso até que uma força passe a atuar sobre eles. O que acontece quando o ônibus freia é que as pessoas tem a tendência a permanecer em movimento por isso são puxadas pra frente e não porque existe uma “força de inércia” atuando sobre elas. Não existe uma força de inércia literalmente falando, mas acho que algumas pessoas e vestibulares podem discordar.

II. Verdadeiro, pois massa e aceleração são inversamente proporcionais (se um aumenta, o outro abaixa), logo, se a força for a mesma então o objeto de maior massa terá uma aceleração menor.

Ex: F=ma
Corpo de massa 50kg e força de 100N: a=2m/s²
Corpo de massa 10kg e força de 100N: a= 10m/s²

III. Falsa.
A primeira frase é verdadeira, mas peso e normal não compõem um par de ação e reação.
A força peso vem da força gravitacional exercida pelo planeta. A normal vem da superfície sendo pressionada pelo peso do objeto.

Além disso, um par ação e reação nunca ocorrem no mesmo corpo.
O par reação da força peso acontece no núcleo do planeta em que ele está.
O par ação e reação da força normal se dá na superfície que “empurra” o objeto pra cima e o objeto que empurra a superfície pra baixo.