Aritimétca - Questão 7 Um determinado campeonato de futebol, composto por 20 times, é disputado no sistema de pontos corridos

Olá, não estou estendendo a resolução dessa questão. Por que foi concluído que cada time joga 19 partidas? A informação dada era somente que haviam 20 times e que cada um jogaria 2 partidas com os outros times. Desculpe, mas as questões estão complexas demais pra uma simples aula de Aritimétca dos numeros inteiros.

1 curtida

Oi, Alessandra! Tudo bem?

É o seguinte, nessa questão podemos observar que existe 20 times e que segundo o enunciado cada time joga contra todos, sendo assim podemos notar que o time 1 jogaram contra os 19 times.

  • Cada time enfrenta todos os outros 19.

  • São 2 turnos, portanto 2 jogos com cada time.

Dessa forma, tem-se que a quantidade de turnos se dão por:

19 x 2 = 38 turnos

Cada turno um time joga contra outro time, desse modo, pode-se dizer que a quantidade de jogos se dá pelos pares, logo:

20/2 = 10 jogos

Logo, o total de jogos desse campeonato se dá por:

38 x 10 = 380 jogos

É informado dentro do enunciado que a quantidade de partidas que houveram empates foi de 126, logo a quantidade de partidas realizadas onde houveram vitorias se dá por:

380 - 126 = 254 jogos

Consegui te ajudar?

Abraços

Pode parecer uma questão muito complicada logo de cara, mas o segredo é resolve-la por partes e notar que existe informações que se conecta depois do passo anterior. Peço que veja com carinho, compreendendo essa questão terá todas as ferramentas necessárias para acertar as próximas.