Alguma dica para melhorar na competência 1 do enem?

Tenho muita dificuldade na C1, principalmente em pontuação e uso de virgulas, já fiz várias vezes redações em que eu tiro 200 nas quatro competencias, mas quando chego na C1 tiro 120, dificilmente eu tiro 160 pra cima. Minha média nas redações tem sido 920 justamente por não saber pontuar direito. Menos de 25 dias pro enem e eu ainda não sei escrever direito, eu to me sentindo um fracasso, desculpem o desabafo. Dicas na C1 por favor?

1 curtida

Tenta verificar teus maiores erros, ta meio perto do enem, então vê quais são os erros de pontuação mais recorrentes nas tuas redações, vê também se tem muito erro de gramática, se for isso provavelmente é falta de atenção, logo, sugiro que antes de passar a limpo revise umas três ou duas vezes, que aí você consegue evitar muitos erros, ai consegue um 160

Olá, Leandro!!
Uma dica muito legal para nao errar mais vírgulas e sempre dividir seus desenvolvimentos em pelo menos 4 períodos , a sua intro entre 3 ou 4 , já na PI lembre sempre de colocar antes do seu meio , finalidade , detalhamento…
Espero que eu tenha te ajudado :heart: .
Um abraço e bons estudos .

Olá, Leandro. Tudo bem contigo?
Algo que me ajudou muito na CI foi observar meus erros anteriores e não utilizar construções que eu tenha dúvida se está certa ou não.
Por exemplo, tenho muita dúvida em crase, então sempre que escrevo uma redação, busco as construções que precisam de crase e tento modificá-las de modo que fiquem com o mesmo sentido. Porém, se não for possível, uso a regrinha de colocar no masculino.
Outra dica é revisão antes de passar a limpo e focar somente no que é cobrado na CI, vírgulas, ortografia e afins, e sempre deixando claro para o corretor um acento, uma vírgula, a diferença da crase ou do agudo. Isso me ajudou bastante.
Espero que tenha te ajudado também.

Ler é a parte mais importante desse processo, o principal é focar em textos jornalísticos, científicos e até mesmo redações nota 1000. Você começa a ter uma percepção mais ampla sobre ortografia, acentuação e norma padrão da escrita! Espero ter ajudado <3

C1 infelizmente é bastante leitura e conhecimento da língua portuguesa. Acredito que no ENEM sua nota será melhor, visto que, a correção é menos puxada. Tenta ler, entender as regras gramaticais e depois transcreve-las para sua redação.

Minha mentora indicou resolver questões de gramática dos assuntos que eu mais errava e funcionou bastante.

1 curtida