Alguém poderia me falar sobre a diferença entre seres procariontes e eucariontes?

:grinning:

A diferença mais marcante entre os dois tipos celulares é a organização nuclear, onde células eucariontes possuem núcleo organizado e as células procariontes possuem material genético disperso, sem núcleo definido. Além dessa característica tambem pode-se indentificar a presença de citoesqueleto e organelas membranosas em células eucariontes, enquanto ha ausência das mesmas nas procariontes.

Seres procariontes não possuem núcleo definido, ou seja, nao possuem membrana nuclear (carioteca). Desta forma, o material genético fica disperso no citoplasma.

Seres eucarionte possuem núcleo definido, ou seja, possuem membrana nuclear.

1 curtida

Olá, Carolina!!
Eu tenho um imagem que uso muito p isso. Espero que te ajude também.

1 curtida

Os procariontes, diferentemente dos eucariontes, não possuem carioteca (membrana nuclear), então seu material genético fica espalhado dentro da célula. Além disso, possuem uma estrutura mais simples, sem todas as organelas que os eucariontes possuem (eles têm ribossomos). Estas são as principais diferenças, mas procariontes também possuem parede celular e cápsula envolvendo a célula além de possuírem flagelos e pilus para locomoção e fixação da célula.

1 curtida